A Cia Artística Cobaia Cênica acredita que a arte deve estar acessível e sensibilizar o maior número possível de pessoas. É para colocar em prática esse princípio do seu fazer artístico que a companhia vai levar teatro a casas, famílias e grupos de convivência dos bairros de Rio do Sul. A circulação Histórias que visitam inicia dia 7 de maio e apresenta a contação de história Meu sabiá para pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A primeira “visita” da história interpretada pelo ator Samuel Paes de Luna inicia às 8h em uma residência familiar no bairro Alto Santana. À tarde, será a vez do grupo do CRAS Santa Clara receber a sessão às 13h30min. Meu sabiá será apresentada de forma gratuita, tem classificação livre e é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende adaptado para sessões descentralizadas e em lugares onde não há estrutura de palco.
Meu sabiá conta uma história vivida pelo próprio ator na infância, uma experiência pessoal de amor, amizade e perda, contada de forma leve, poética e carinhosa. A interpretação explora as emoções e o afeto, instigando no espectador reflexão e memórias. E isso tudo se projeta através de um olhar subjetivo, poético e intuitivo, próprios do mundo da arte. Além disso, fazer das casas e grupos de convivências um palco para história permite criar uma atmosfera intimista e despertar o sentimento de valorização pessoal nos espectadores.
A contação integra a série Histórias que visitam - para jardins, varandas, janelas e quintais. São contações desenvolvidas pela Cia Cobaia Cênica com o objetivo de levar a arte teatral para locais onde não exista a estrutura cênica. As apresentações são pensadas para serem desenvolvidas de forma intimista e fazerem com que o público se sinta dentro da história.
A circulação da série é uma contrapartida do projeto Mostra de Repertório que a Cobaia Cênica realiza desde março. Já foram feitas três apresentações gratuitas com os espetáculos Benjamim - filho da felicidade e O que só passarinho entende. O último evento da mostra será com a obra Rio Bernunça no dia 12 de junho. O projeto da companhia é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
A companhia ainda apresenta a comédia “Donos da Rua” na segunda-feira, 6 de maio. O palco é o Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural, com entrada gratuita e início às 9h30min. A apresentação tem classificação livre, interpretação em Libras e integra o projeto Mostra de Repertório. O espetáculo traz os personagens Zé e Jão, dois amigos que fazem da rua sua morada e palco para artimanhas e trapalhadas. É uma dupla que quer melhorar de vida e se tornar “os chefes do pedaço”.
Para acompanhar o projeto, basta acessar www.cobaiacenica.com.br e os perfis da companhia nas redes sociais: @cobaiacenica
Foto: Tiago Amado
Mostra de Repertório* da Cia Artística Cobaia Cênica com a circulação da série Histórias que visitam
Contação de história Meu sabiá
07/05, às 8h: bairro Alto Santana (residência familiar atendida pelo CRAS Central)
07/05, às 13h30: bairro Santa Clara (CRAS Santa Clara)
20/06, às 14h: bairro Barragem (CRAS Barragem)
25/06, às 14h: bairro Santa Rita (Cidade do Idoso)
Locais: As apresentações serão realizadas em parceria com os CRAS dos bairros em residências de famílias atendidas e grupos de convivência.
Gratuito
Classificação: livre
Gênero: contação de história
Duração 20 minutos
Detalhes: www.cobaiacenica.com.br / @cobaiacenica
*Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Ficha Técnica:
Atuação: Samuel Paes de Luna
Direção: Thiago Becker
Dramaturgia: Agatha Duarte
Figurino e elementos cênicos: Samuel Paes de Luna
Produção: Cobaia Cênica
Assessoria de imprensa:
Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Comments