top of page
Foto do escritorcobaiacenica

Trilha Sonora Cordel Carrossel - Trilha Sonora

Por Priscila Schaucoski e Bruno Andrade do Grupo Cirandela


Para nós do Grupo Cirandela, a concepção e construção da trilha sonora de cada espetáculo representa um universo sonoro, no qual o público pode adentrar e ser envolvido com a musicalidade apresentada. Buscamos criar, além das canções, uma atmosfera que permeia o espetáculo do início ao fim, construindo uma dramaturgia sonora, ou seja, uma linha narrativa apresentada através da trilha e sonoplastias do espetáculo que possa conduzir o público no decorrer do espetáculo, contando uma história e criando uma identidade através do som.

 

Acreditamos que a trilha sonora deve potencializar a cena, de forma a contribuir com a dinâmica da montagem, dialogando com os momentos de força da cena e também com os momentos de sutileza. Para tanto, buscamos explorar ao máximo as possibilidades de arranjos musicais, propondo momentos em que as músicas sejam interpretadas com os atores tocando e cantando ao vivo, intercaladas com trilhas instrumentais pré-gravadas que envolvem a cena com uma atmosfera sonora, reforçando a identidade da peça através do som. Nessa dinâmica sonora, os momentos de silêncio são tão importantes quanto os momentos de força, se fazendo necessários inclusive para que os momentos de potência aconteçam de maneira efetiva.

 

A proposta de criação da Trilha Sonora Original do espetáculo “Cordel Carrossel” da Cia. Cobaia Cênica parte da pesquisa sobre a sonoridade musical do cordel, que tem como uma de suas principais características de escrita uma construção métrica ritmada, elemento que sugere uma cadência que influencia diretamente a composição musical.

 

A partir dessa pesquisa sobre o universo do cordel, seguimos para o texto dramatúrgico, focando principalmente nos poemas inseridos em cada cena. Iniciamos então o processo de composição musical a partir da musicalização dos poemas do texto. Nesse processo de musicar os poemas, novas propostas de letras e músicas foram criadas, dando origem a novas canções e interações musicais na cena.

 

As canções e seus arranjos foram compostas para serem interpretadas ao vivo pelos atores, que cantam e tocam diversos instrumentos ao longo da encenação. As trilhas instrumentais foram compostas para permitir momentos em que a cena necessitava dos atores sem os instrumentos. Dessa forma, foram explorados também momentos de silêncio, assim como momentos preenchidos somente com a voz dos atores solfejando uma melodia quase em silêncio, como uma canção de ninar.

 

A Trilha Sonora de "Cordel Carrossel“ busca alcançar lugares no imaginário e no coração do público através de uma sonoridade que dialoga com o universo fantástico do espetáculo, ao mesmo tempo que apresenta elementos da cultura popular brasileira que compõem o nosso imaginário. Buscamos através da pesquisa e construção realizada para essa montagem, tocar o público por meio da proposição de uma trilha que apresente uma identidade e uma dramaturgia sonora, fortalecendo assim também a identidade do próprio espetáculo.


A montagem do espetáculo Cordel Carrossel faz parte de projeto homônimo, contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2023.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page